Nugali: primeira marca bean-to-bar no Brasil



Fundada em 2004 na cidade catarinense de Pomerode, a Nugali nasceu para produzir no Brasil chocolates com padrões de qualidade e sustentabilidade inéditos até então.
Ainda em 2004, a Nugali foi o primeiro fabricante a produzir chocolates 70% cacau no país.
Em 2005 a Nugali foi pioneira no Brasil na produção de chocolates "Bean-to-Bar" -- nome que se dá quando o fabricante realiza todas as etapas de processamento, iniciando na aquisição das amêndoas de cacau, torrefação, passando pelo preparo da massa de cacau, fabricação do chocolate e sua cristalização, moldagem e embalagem.

Chocolate com cacau mais justo



Ao iniciar o segmento bean-to-bar no Brasil, a Nugali também foi pioneira em comprar cacaus direto do produtor, pagando um preço muito superior ao comercializado em bolsas de commodities. É o que se chama de "comércio justo", com o produtor rural recebendo um valor que permita investir na produção, gerar desenvolvimento local e evitar o êxodo rural. Hoje a Nugali traz seu cacau diretamente de produtores na Bahia e no Pará, inclusive de cooperativas de produção familiar.

Cacaus que preservam a floresta



Todos os produtores de quem a Nugali adquire cacaus realizam o cultivo em sistemas agroflorestais. Como o cacau precisa de sombreamento, convive harmoniosamente com outras espécies da flora. Seja ajudando a preservar a Mata Atlantica na Bahia, com cacaus plantados no tradicional sistema "cabruca", ou a Floresta Amazônica no Pará, o cacau é uma utilização de solo muito mais sustentável que a pecuária ou outras culturas. E, ao contrário do cacau de outros continentes, o cacau brasileiro não utiliza trabalho infantil nem está ligado a conflitos.

O chocolate brasileiro mais premiado no mundo



Com tanta dedicação e cuidado, a Nugali se tornou a marca brasileira de chocolates mais premiada no mundo, com diversos produtos laureados na International Chocolate Awards e outras premiações, sempre feitos com cacaus brasileiros. Uma marca que se orgulha de ter ajudado a mudar a imagem do cacau e chocolate brasileiros no mundo!

Chocolate com ingredientes naturais



A Nugali não utiliza aromatizantes, corantes ou conservantes artificiais. É uma das poucas marcas no Brasil a usar baunilha de verdade, com extrato preparado na própria fábrica, a partir de favas de baunilha trazidas de Madagascar.

Chocolates para públicos específicos



A Nugali foi também pioneira em atender públicos com necessidades alimentares específicas, criando produtos voltados para celíacos (alergia a glúten), sem proteína do leite e outros alergênicos, e também para intolerantes à lactose. Inovou na fabricação de chocolates de alta qualidade sem açúcar. Certificou diversos produtos para públicos com demandas específicas, como vegano e kosher.

Chocolate com energia limpa e Lixo Zero



A Nugali foi a primeira fabricante de chocolates no Brasil a ter a maior parte do consumo elétrico vindo de energia solar, com instalação de geração fotovoltaica na planta. Veja mais detalhes da geração solar Nugali e quanto está sendo gerado agora (nugali.com.br/solar). Foi a primeira do segmento certificada Lixo Zero, desviando mais de 98% dos resíduos dos aterros sanitários. Transformou as cascas de cacau, resíduo da produção bean-to-bar, em produto para jardinagem (nugali.com.br/destaques/cascas-de-cacau/1046).

Em 2021 foi vencedora nacional do Prêmio Invação CNI pelo pioneirismo em substuir embalagens com plásticos metalizados, que não são recicláveis, por polímeros biodegradáveis, que se transformam em biomassa, metano e água em pouco tempo, desenvolvimento que levou cerca de dois anos.

(nugali.com.br/destaques/embalagem-sustentavel/1119)

É ainda signatária dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e uma empresa ESG.
Isso tudo para que você tenha prazer com os produtos Nugali, e a certeza de produtos feitos com os melhores ingredientes nacionais, feitos cuidando das pessoas e ambientes que estão em nossa volta.