EN Loja Virtual
Rota do Enxaimel Pomerode

Melhor Vila Turística

Rota do Enxaimel eleita Melhor Vila Turística

 

A Rota do Enxaimel, vila turística de Pomerode foi selecionada como uma das Melhores Vilas Turísticas do mundo pela UNWTO (Organização Mundial do Turismo), agência da ONU.

A Rota recebeu o selo Internacional Best Tourism Villages - Melhor Vilas Turísticas reconhecendo o destino onde o turismo é sustentável, preserva tradições e o meio ambiente e gera oportunidades de desenvolvimento para as famílias da comunidade.
Os vencedores foram anunciados na manhã do dia 02/11/2021 na Conferência da UNWTO em Madrid, na Espanha.
A Rota do Enxaimel mostrou que está alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), entre eles a igualdade de gênero, o desenvolvimento econômico, a produção sustentável de alimentos e a preservação da natureza e tradições.

 

Rota do Enxaimel em Pomerode

 

A comunidade da  Rota do Enxaimel, está localizada no bairro de Testo Alto em Pomerode - Santa Catarina. 

Com aproximadamente 3 mil moradores, tem a maior concentração de casas feitas com a técnica construtiva enxaimel. Esta técnica foi trazida pelos imigrantes alemães, e as paredes são montadas a partir de vigas de madeira encaixadas, sem nenhum prego ou parafuso. São 50 construções enxaimel tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em reconhecimento ao valor cultural e paisagístico

Na Rota do Enxaimel também são preservadas a cultura dos imigrantes germânicos, na gastronomia, nas tradições religiosas, nas festas e nos clubes de caça e tiro.

O bairro também preserva áreas de Mata Atlântica, com sua natureza exuberante e rica fauna.

 

Nugali Chocolates no Coração da Rota do Enxaimel

 

A fábrica da Nugali Chocolates, a marca de chocolates brasileira mais premiada do mundo, está localizada no coração da Rota do Enxaimel. Com uma vista privilegiada do bairro, recebe visitantes e turistas no Tour Nugali.

 

Tour Nugali Chocolates

 

O Tour Nugali é a visita à fábrica de chocolates da Nugali Chocolates, uma atração turística que permite ao visitante:

 

Descobrir como são feitos os chocolates

Em uma visita interativa pelo processo bean-to-bar (do cacau ao tablete), é possível acompanhar cada uma das etapas de fabricação dos chocolates e saber mais sobre o cacau e toda sua cadeia de produção

 

Saber mais sobre o Enxaimel

Em uma estação dedicada a técnica construtiva enxaimel e na estufa que abriga os pés de cacau que foi construída na mesma técnica.

 

Conhecer produção de chocolates sustentável

Além de aprender mais sobre o cacau, o chocolate e degustar os chocolates mais premiados do Brasil, o visitante pode conhecer um pouco mais sobre ações social e ambientalmente responsáveis da Nugali.