O tour de fábrica da Nugali Chocolates conquistou o Selo Ouro na certificação internacional de sustentabilidade da Green Destinations. Para alcançar o Good Travel Seal, que valoriza as práticas de turismo sustentável de empresas pelo mundo, foram levadas em consideração as iniciativas da Nugali que respeitam o meio ambiente, a cultura local, o bem-estar das comunidades, a acessibilidade, a gestão de resíduos, poluição, compra e venda conscientes e eficiência energética.
Temos o compromisso com práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva do chocolate, da amêndoa à barra. E no nosso tour de fábrica, o visitante, além de aprender sobre o processo de produção do chocolate, conhece também as escolhas sustentáveis que permeiam o ciclo do cacau, a importância das abelhas nativas brasileiras e a importância de ingredientes naturais e de qualidade. Ficamos na Rota do Enxaimel, e estamos abertos para visitação todos os dias das 9h às 18h.
Pomerode se tornou o destino turístico do Brasil com mais atrativos reconhecidos como sustentáveis. Seis empresas da cidade receberam, neste mês de dezembro, o selo internacional Good Travel Seal, da fundação holandesa Green Destinations.
Para alcançar a certificação, empresas de Pomerode participaram de um extenso treinamento ministrado por consultores da organização. Foram cinco meses de encontros, entre fevereiro e julho, e mais de 40 horas de conteúdo sobre tópicos como acessibilidade, eficiência energética e clima, gestão de resíduos, água, poluição e incômodo, natureza, patrimônio cultural, e alimentos e bebidas.
Em março deste ano, a Rota do Enxaimel, em Pomerode, já havia sido certificada como um dos destinos turísticos mais sustentáveis do mundo pela Green Destinations. O selo para o roteiro, que preserva 50 casas enxaimel e as características de um bairro tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi na categoria Prata.
Em outubro, a Rota também foi incluída na lista das 100 melhores iniciativas de turismo sustentável do mundo (Top 100 Good Practice Stories), elaborada pela Green Destinations. O destino passou por uma avaliação rigorosa em que foram analisados 15 critérios essenciais de sustentabilidade.
Criada na Holanda em 2014, a Green Destinations é uma organização global sem fins lucrativos que apoia destinos, seus negócios e suas comunidades a se desenvolverem de maneira mais responsável e sustentável.