Do cacau ao tablete - bean to bar - a Nugali Chocolates cuida de cada detalhe para que o melhor e mais sustentável chocolate chegue até você.
Conheça cada etapa e descubra como é feito o chocolate mais premiado do Brasil.
O principal ingrediente do chocolate é o cacau, assim a qualidade do chocolate depende da qualidade das amêndoas de cacau.
O cuidado com as o cacaus começa na seleção das melhores plantas, cuidados com o solo e irrigação e continua na colheita, fermentação e secagem ao sol.
Estas etapas acontecem nas plantações de cacau e após a secagem o cacau gourmet já seco segue para a fábrica da Nugali.
As amêndoas fermentadas e secas, vindas diretamente dos produtores, chegam na fábrica da Nugali para virarem os melhores chocolates.
Na Nugali as amêndoas são torradas e moídas e viram pasta de cacau.
A pasta de cacau vai para a conchagem, onde recebe os outros ingredientes - como manteiga de cacau, açúcar e leite, e a mistura é aquecida e agitada por horas e se transforma no chocolate líquido, que é refinado para adquirir uma textura fina e aveludada.
O chocolate líquido recebe o choque térmico - a temperagem, fundamental para que o chocolate adquira brilho e consistência depois de moldado. Agora o chocolate temperado será moldado em seu formato final, em moldes para barras, tabletes, e outros formatos especiais. Também poderá formar as casquinhas dos bombons ou cobrir os dragées.
Já nos moldes, com o chocolate ainda líquido passa pelo túnel de cristalização, onde é lentamente resfriado a uma temperatura de 8ºC, para que a manteiga de cacau presente no chocolate forme cristais e o chocolate fique completamente sólido.
Os chocolates já cristalizados e sólidos são desmoldados e são embalados.
Prontinho, o melhor chocolate bean-to-bar está pronto para você.