EN Loja Virtual
 

A COLHEITA NA FAZENDA

Do cacau ao tablete (bean to bar), a Nugali cuida de todos os detalhes para que o melhor chocolate chegue até você!
Conheça os passos que transformam um fruto de cacau em uma deliciosa barra de chocolate
Esta transformação começa nas fazendas de cacau e se completa na fábrica da Nugali.

COLHEITA DO CACAU
Para fazermos um chocolate de qualidade, a atenção aos detalhes e a busca pela perfeição se inicia no campo. A Nugali utiliza os melhores cacaus finos brasileiros, e os cuidados no cultivo vão desde a seleção das variedades até a colheita. 
Os frutos de cacau tem cores vibrantes e crescem nos troncos dos cacaueiros. Para a colheita de um cacau fino, o fruto deve estar no ponto exato de maturação. Afinal, as amêndoas de um fruto verde ainda não terão desenvolvido o sabor, e se o fruto já estiver passado, as sementes podem já ter iniciado a germinação. 
Uma mesma árvore pode ter frutos em vários estágios de maturação e a cor da casca pode variar bastante, por isso o conhecimento e atenção do cacauicultor são fundamentais na escolha de quais frutos estão prontos para serem colhidos. 
Com uma ferramenta chamada podão o talo do fruto é cortado, e com os bicadores eles são coletados do chão e colocados nos caçuás (cestos de colheita). No caçuá o cacauicultor leva os frutos até a "bandeira", como se chama o monte onde são agrupados.

QUEBRA DO CACAU
Os frutos são abertos com o bodoco (facão de lâmina cega), quebrando a casca mas sem atingir as amêndoas.
cacau mole (amêndoas e polpa) são retirados com os dedos, e colocados nas caixas de transporte para seguirem para a fermentação